terça-feira, 30 de abril de 2013

Basenji


O Basenji é conhecido como um cão “mudo”. Ele é mais agressivo que o normal dos cães de caça, por isso não é recomendado para donos inexperientes ou para pessoas tímidas/medrosas.

Família: sighthound, scenthound, primitivo, Sul (pariah)
Grupo do AKC: Hounds
Área de origem: África Central (Zaire e Congo)
Função Original: caça de animais pequenos
Tamanho médio do macho: Alt: 43, Peso: 11
Tamanho médio da fêmea: Alt: 40, Peso: 9
Outros nomes: Cão do Congo, Terrier do Congo
Posição no ranking de inteligência: 78ª posição
Padrão da raça: confira aqui

ENERGIA
GOSTO POR BRINCADEIRAS
AMIZADE COM OUTROS CÃES
AMIZADE COM ESTRANHOS
AMIZADE COM OUTROS ANIMAIS
PROTEÇÃO
TOLERÂNCIA AO CALOR
TOLERÂNCIA AO FRIO
NECESSIDADE DE EXERCÍCIO
APEGO AO DONO
FACILIDADE DE TREINAMENTO
GUARDA
CUIDADOS COM A HIGIENE DO CÃO


Origem e história da raça

O Basenji é uma das raças mais antigas, e foi descoberto no Congo Africano vivendo com caçadores pigmeus. Os primeiros exploradores nomeavam os cães de acordo com a tribo ou com a área em que eram achados, como os Zande dogs ou os Terriers do Congo. As tribos nativas utilizavam os cães (que costumavam usar sinos no pescoço) como caçadores em bando, que conduziam as presas até as redes. As primeiras tentativas de levar Basenji para a Inglaterra no final de 1800 e início de 1900 não deram certo, porque os cachorros morriam de doenças como a cinomose. Nos anos 30, alguns cães foram novamente levados à Inglaterra e se tornaram o início da raça fora da África, juntamente com importações do Sudão e do Congo. Foi escolhido o nome Basenji , ou “bush-thing” (do mato). As primeiras importações chamaram muito a atenção, e logo depois o Basenji foi levado à América. A popularidade da raça, como animal de estimação e como cão de exposição, cresceu constantemente, embora de forma lenta. Nos anos 50, houve um aumento da popularidade graças a um livro e um filme com um Basenji. Nos anos 80, houve dois acontecimentos importantes envolvendo o Basenji na América. Primeiro, vários Basenjis foram trazidos da África na tentativa de ampliar a variedade de genes e combater alguns problemas de saúde hereditários. Alguns desses cães apresentavam a cor malhada, que não era aceita na raça até então. Depois, o Basenji foi reconhecido pela American Sighthound Field Association como um Sighthound e foi autorizado a competir em simulações de caças de exibição. Sua estrutura física e seu estilo caçador tinham sido considerados muito diferentes do estilo sighthound. O Basenji sempre foi difícil de classificar. Ele mantém muitas características primitivas, especialmente a falta de capacidade para latir e a ocorrência do cio apenas uma vez por ano.


Temperamento do Basenji

Alguns acham que o Basenji se comporta como um terrier, pois ele é um pouco agressivo para um cão de caça. A maioria acha que ele é um cão tipo felino no seu estilo: inteligente, curioso, obstinado, independente e reservado. Suas raízes caçadoras são bem evidentes, e ele adora caçar e rastrear. Ele precisa de estímulos físicos e mentais regularmente para que não fique frustrado e destrutivo. Basenji não consegue latir, mas ele não é mudo. Ele emite uma espécie do chamado yodel, uivos e chiados, e até latem de vez em quando, mas só um ou dois latidos de cada vez.


Cuidados com o Basenji

O Basenji é um cachorro ativo que precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Suas necessidades se satisfazem comum longo passeio seguido de brincadeiras ou correndo livremente em uma área segura e cercada. Ele fica melhor vivendo dentro de casa com acesso ao quintal. O pelo é fácil de manter, e basta escová-lo de vez em quando para remover pelos mortos.


Saúde do Basenji

Principais Preocupações: síndrome de Fanconi, PRA, Enteropatia do Basenji
Preocupações Menores: PPM, PK
Vistos Ocasionalmente: CHD
Exames Sugeridos: olhos, exame de DNA para PK, exame de urina para Fanconi
Expectativa de vida: 12-14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário